Ortodontia »
Aparelhos Estéticos

Os aparelhos fixos são os mais indicados pelos especialistas, os bracketes estéticos são fabricados com os mesmos parâmetros possuem a mesma técnica dos metálicos, não tem contra indicação, e são utilizados para solucionar todos os casos ortodônticos, preferência entre os pacientes adultos que desejam discrição no tratamento. Existem vários tipos de bracketes estéticos, os de policabonato, os policarbonato com porcela, os de porcelana com slot metálico, os de porcelana e os de safira. O Policarbonato (um tipo de resina plástica) é o material menos resistente dos três. Apresenta índices de descolamento e quebra maiores que a porcelana ou a safira. Mas, por outro lado, estes brackets são mais baratos que os outros oferecendo uma boa relação custo-benefício.

 

O slot é o sulco onde o fio ortodôntico se encaixa no bracket, para que a movimentação dentária seja eficiente é importante que haja o mínimo atrito nesta área. O bracket pode ser estético (de porcelana, por exemplo) e ter apenas o slot em metal associando a estética da cerâmica ao baixo atrito do metal. Só que o slot metálico muitas vezes não agrada esteticamente já que o aparelho fica menos discreto.

 

A Cerâmica ou Porcelana é um material bastante resistente e os brackets raramente se descolam ou quebram. Esteticamente, é um material superior ao policarbonato, mas ainda com pouca translucidez, apresentando uma coloração mais opaca. É também um material mais caro que o policarbonato. A Safira apresenta um resultado estético superior ao dos outros materiais com um aspecto translúcido que deixa o aparelho mais discreto ainda. É um aparelho mais caro que o de porcelana.

 

O tratamento com bracketes estéticos custumam ser mais caros por haver diferença nos valores do aparelho. A higiene precisa ser bastante reforçada e o cuidado com a alimentação. É comum a mudança da coloração das ligaduras transparente que ficam amareladas com facilidade deve ser trocada a cada manutenção ou quando a coloração incomodar o paciente.

 

O final do tratamento é considerado, em alguns casos, uma discreta plástica dentária e facial.

Saiba mais » Lentes de contato dental