Estética » Guia - A moda clareadora

 

Apareceu uma leva de produtos com a promessa de tornar os dentes mais brancos. Dra. Camille Vanini e Dra. Pollyanna Correia advertem que chicletes e pastas de dente têm ação restrita às manchas superficiais - e não combatem as mais profundas. Segue os comentários:

 

Pastas de Dentes

 

 



Como funcionam: as pastas avaliadas vêm com maior concentração de substâncias abrasivas na comparação com as convencionais. Durante a escovação, elas aumentam o atrito com os dentes e promovem uma espécie de esfoliação.
Comentário dos especialistas: nenhuma dessas pastas altera a cor natural dos dentes. O que elas fazem, com o uso regular, é ajudar a remover a película de sujeira que se acumula sobre os dentes. Com o tempo, essa placa absorve pigmentos dos alimentos e da nicotina, no caso de pessoas fumantes - o que deixa o sorriso escurecido. Sem a película, portanto, os dentes ficam mais claros e ainda protegidos contra o surgimento de novas manchas superficiais
Marcas: Close Up Extra Whitening, Crest Sensitivity Extra Whitening e Aquafresh Ultimate White

 

Chicletes

 

 

 



Como funcionam: há dois tipos à venda. O primeiro leva na receita boa dose de bicarbonato de sódio, substância abrasiva como a das pastas de dente. O segundo gênero de chiclete é formulado com um sal capaz de limpar os dentes como um sabão.
Comentário dos especialistas: como as pastas de dente "white", esses chicletes também só ajudam a remover e a evitar manchas superficiais. Funciona quando é aliado ao tratamento clareador.
Marcas: Trident, Orbit e HappyDent, todos na versão "white".

 

Fita Clareadora

 

 

 

 



Como funciona: a fita vem com um gel feito de peróxido de hidrogênio, o mesmo que serve de base para os tratamentos profissionais - só que, nesse caso, aparece em concentração menor. Para o efeito clareador, que persiste em média por seis meses, a fita deve ser usada durante meia hora, duas vezes por dia, ao longo de duas semanas. É mais encontrado nos EUA.
Comentário dos especialistas: é o único dos três produtos analisados que de fato altera a cor natural dos dentes. Sua substância clareadora, o peróxido de hidrogênio, tem, afinal, efeito químico sobre os pigmentos mais escuros que ficam alojados na dentina - e não apenas na superfície do dente.
Marca: Crest Whitestrips

Clareamento » Saiba mais