Prótese » Facetas de porcelana

Um novo conceito de estética

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Antes de falarmos sobre as facetas de porcelana iremos discutir um tema bastante atual, a busca pelo sorriso perfeito e pela estética.

Estética é uma forma de buscar a harmonia ou copiar algo que realizamos com a natureza. Este conceito envolve diversos fatores psicológicos, sociais e culturais, onde quando o individuo está bem consigo mesmo e com o ambiente em que vive consideramos que este tem uma alta auto-estima e está satisfeito com seu sorriso e com seu corpo.

A mídia atualmente estimula cada vez mais buscarmos um sorriso e um corpo perfeito, além de que esta busca pode ajudar em melhorias na qualidade de vida. Um novo conceito na busca pelo sorriso perfeito com dentes alinhados, brancos e proporcionais tem surgido no mercado devido a evolução dos materiais odontológicos, são as facetas de porcelana.

O que são facetas de porcelana?

 

São restaurações preparadas em porcelana no laboratório protético que visam cobrir a face vestibular de um dente, ou seja, a parte que aparece quando sorrimos ou até mesmo a parte da frente do dente.

Como são feitas as facetas de porcelana?

O dentista desgasta uma parte do dente para ter espaço suficiente para o material. Faz o molde das facetas e após o trabalho ficar pronto, as facetas são cimentadas no dente de forma a parecer o mais natural possível.

 

Podem ser feitas em qualquer paciente e em todos os dentes?

Não. Assim como qualquer procedimento odontológico deve ser feita uma avaliação criteriosa para a indicação de uma faceta de porcelana. Assim como tem sua indicações e vantagens, tem o seu lado de contra-indicações.

Com os dados da tabela acima podemos perceber que nem todos os casos têm indicação de realizar um procedimento de facetas de porcelana. É extremamente importante discutir com o seu dentista a possibilidade de utilizar dessas facetas para melhorar a estética do sorriso.

Marque sua consulta para uma avaliação das melhorias em seu sorriso!

(Figuras retiradas do livro Dentística – Saúde e Estética de Ewerton Nochi Conceição e colaboradores)

Prótese » Saiba mais