Fitoterapia »

Prevenção das Enxaquecas e Cefaléias

Inúmeras são as causas das cefaléias e enxaquecas: hipoglicemia, infecções, distúrbios da acomodação visual, tensão emocional, deficiências vitamínicas e minerais, desequilíbrios hormonais, artrose e desalinhamento na coluna vertebral, congestão no intestino grosso, constipação, bloqueios da articulação temporomandibular, intolerâncias alimentares e etc. Muitas vezes, quando tratamos uma cefaléia ou enxaqueca, estamos tratando o sintoma e não a causa.

Dentro do princípio que cessada a causa cessa o efeito, é de fundamental importância reconhecer o que causa uma cefaléia ou uma enxaqueca e, então, remover essa causa. A tensão emocional é sem dúvida, na maioria dos casos de "dores de cabeça", a responsável pelo surgimento, agravação e perpetuação esse quadro.

Pode ser determinada por um modo de vida restrito, inflexível, perfeccionista, intolerante, controlador ou mesmo fanático, ou mesmo pela perda do autodomínio por esgotamento físico ou mental gerado pela sobrecarga ocasionada pelos múltiplos afazeres da vida moderna ou medo que impede a compreensão e transcendência dos processos da vida. Muitas características da personalidade interferem diretamente no nosso organismo. Práticas integrativas e complementares tais como a Homeopatia e a Fitoterapia tem apresentado bons resultados na prevenção das enxaquecas e cefaléias por reduzirem, ou, mesmo, eliminarem essas tensão emocional. Afinal, são opções terapêuticas capazes de aportar equilíbrio aos aspectos mental e emocional humanos.