DTM » Disfunção Temporomandibular

DTM é um termo usado para definir as desordens nos músculos da mastigação/ face e da ATM (Articulação Temporo Mandibular).

ATM é a articulação da mandíbula que se localiza a frente da orelha. É considerada a mais complexa articulação do corpo humano. Responsável pelos movimentos mastigatórios, além da fala.

Os principais sintomas da DTM são dores nos músculos da face, dores de cabeça que não aliviam com medicação e sensibilidade nos dentes. Além desses sintomas pode ocorrer travamento ao abrir a boca (trismo).

A Dra. Katiúscia Nunes afirma que esta desordem que vem crescendo cada vez mais entre a população adulta e até mesmo em jovens. A maioria dos pacientes ao procurar o dentista relata sentir fortes dores de cabeça e sensação de cansaço nos músculos do rosto.

No diagnóstico clínico podem ser observados desgastes e trincas no esmalte dentário, na maioria das ocorrências devido ao bruxismo que é o hábito de ranger ou apertar os dentes, de forma inconsciente ou consciente. Dentre os fatores que causam a DTM estão o stress, traumas (acidentes de carro ou na prática de esportes) e hábitos parafuncionais (bruxismo, roer unhas, morder canetas, mascar chicletes).

"Cerca de 60% da população apresenta essa desordem e menos de 10% tem consciência de que tem DTM e procuram tratamento", afirma a Dra. Katiúscia Nunes e complementa: "É importante procurar um tratamento para os sintomas, visto que a DTM não tem cura, mas o alívio dos sintomas é possível com uso de placas miorrelaxantes, terapias de relaxamento e até mesmo lembretes visuais para o paciente não realizar o hábito que causa a dor".

A placa miorrelaxante é uma placa rígida moldada no formato da arcada superior ou inferior em resina acrílica transparente, para que o paciente possa usar sem interferências na estética e na fala. Ela é uma grande aliada do tratamento por promover alívio dos sintomas, já que os músculos relaxam com seu uso, e evita o desgaste dos dentes.

A Clínica Vanini oferece um acompanhamento para os pacientes que necessitam tratar os sintomas dessa desordem. Se você se identificou com esses sintomas, agende uma consulta para avaliação e melhore a sua qualidade de vida!