• Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
Dicas para sua Cirurgia »
Recomendações pré e pós operatórias

Antes da cirurgia

 

Com os avanços da ciência, a Dra. Camille Vanini lembra que para melhorar a recuperação, o paciente deve começar a tomar a prescrição uma noite anterior à cirurgia as 20:00h. Após a extração do dente, o efeito da anestesia vai estar lá para outras horas. A primeira dose do analgésico deve ser tomada pelo paciente antes do efeito do agente anestésico desaparecer. O paciente experimentará dor aguda e intensa após a extração do dente, se os analgésicos não forem tomados antes.

 

O paciente deve ter uma dieta leve antes de tomar os analgésicos. Isso fará um revestimento no estômago e vai reduzir as chances de náuseas ou vómitos. Os analgésicos são prescritos principalmente por 3-4 dias. Importante: o paciente deve seguir as instruções do seu dentista e tomar os medicamentos como prescritos, nunca fugindo da receita, ou, modificando por conta própria.

 

O paciente não deve comer ou beber nada ao menos seis horas antes do procedimento. Após a cirurgia de extração dentária, medidas devem ser tomadas pelo paciente, amigo ou parente para que o procedimento seja um sucesso. Veja abaixo algumas delas:

 

Depois da cirurgia

 

Nas primeiras 24 horas:

 

1. Imediatamente o dentista irá colocar gazes com clorexidina e instruí-lo a morder firmemente por pelo menos 30 minutos. A Drª Camille Vanini aconselha que se o sangramento persistir, substitua a peça de gaze por um sachê de chá preto, já que contém ácido tânico, que é muito eficaz na formação de coágulos sanguíneos. Umedeça um saquinho de chá e guarde-o no congelador, coloque-o sobre a área de extração e morda o saquinho frio firmemente por mais 5 minutos. Repita até que o sangramento pare. Faça compressa fria e tome cuidado com queimaduras. Durante este período, tente minimizar a falar de três a quatro horas. Haverá sangramento ligeiro escorrendo por 24 horas o que é normal, mas a maior parte é saliva.

 

2. Evite lavar a boca vigorosamente e/ou cuspir por 12 horas, pois essas atividades podem levar a uma ruptura da formação de um coágulo de sangue na boca e gerar uma pressão negativa que pode deslocar o coágulo sanguíneo que se formou no alvéolo e promover uma hemorragia. Evite também atividades extenuantes por um dia.

 

3. Quando você se deitar ou dormir, apoie sua cabeça para cima com 2 ou 3 travesseiros. Isso ajudará a colocar gelo em ambos os lados de seu rosto durante 36 horas (usando por 5 minutos, 5 minutos de intervalo) para reduzir o inchaço e a dor. Repouso e dieta líquida fria são essenciais para uma boa recuperação.

 

Dieta sugerida pelo Dr. Gutemberg Vanini médico naturalista: -Beba água, tome Yakult, suco com fibras, Laranja com gengibre, sorvete, gelatina e outros...

 

Depois de 24 horas:

 

1. Escovar os dentes normalmente e utilizar o fio, evitando o local da cirurgia. Este deverá ser limpo com água morna e compressa de clorexidina. Alterne entre frio e calor nas compressas.

 

2. Leve inchaço é normal e a defesa do seu organismo reduzindo os germes. Faça uma dieta líquida pastosa morna (sopas e alimentos ricos em fibras).

 

O inchaço atinge os seus picos após 2 dias e depois disso, o inchaço começa a diminuir. Um ligeiro sangramento pode ocorrer no terceiro dia após a extração de um dente complicado. Se os sintomas persistirem ligue pro seu dentista. Após o quarto dia, a dor deve diminuir mais e mais depois de cada dia. Normalmente não há inchaço presente após cinco dias. Paciente pode continuar com as lavagens quentes salinas e deve manter uma boa higiene oral para evitar qualquer infecção secundária. Após sete dias ou mais alguns tipos de pontos precisam ser removidos por seu dentista, outros não.


Ligue para seu dentista se:

 

  • O inchaço piorar ao invés de melhorar.

  • Você tem febre, calafrios ou vermelhidão.

  • Você tem muita dificuldade para engolir.

  • Você tem sangramento aumentado na área.

  • Sua língua, queixo ou lábio sente insensível mais do que três dias após o procedimento.

  • O local da extração torna-se muito doloroso.